Friends Forever, aquele sobre os episódios

mmPostado por

O ano era 1998. Eu estava na adolescência, com meus tenros 15 anos, quando conheci a TV a cabo pela primeira vez. Era um mundo novo e incrível, com dezenas de canais, contra os 6 canais da TV aberta, que se abriu diante dos meus olhos. Lá conheci os vídeos-clipes, pela MTV, uma infinidade de desenhos animados, pelo Cartoon Network, e os seriados, pela Warner e Sony. Na Warner conheci Friends e virei fã quase que instantemente. Seis amigos, lá pelos seus vinte e poucos anos, descobrindo o mundo adulto com o apoio um do outro. Como não gostar e sonhar com isso, tendo você 15 anos?

Bem-vinda ao mundo real. É uma droga. Você vai adorar.

Monica, Ep.1, Temporada 1, Friends.

O seriado Friends acabou em 2004 mas volta e meia assistia na Netflix, quando ainda estava em seu catálogo (esperando só junho chegar rever de novo quando a HBO Max chegar no Brasil). Eu nunca me cansava e sempre brinquei que Friends era o meu Chaves. Para minha alegria, no ano passado, a Editora Belas Letras lança o livro Friends Forever, aquele sobre os episódios, e claro, corri para garantir o meu exemplar.

Sobre o livro

Escrito por Gary Susman, Jeannine Dillon & Bryan Cairns, Friends Forever, foi criado em comemoração aos 25 anos da série e reúne um compilado de episódios marcantes, curiosidades, histórias dos bastidores e todo o processo criativo de seus criadores, Marta Kauffman e David Crane, roteiristas, produtores e dos atores Matthew Perry, Jennifer Aniston, Lisa Kundrow, David Schiwimmer, Courtney Cox e Matt Le Blanc, que deram vida aos seis amigos Chandler, Rachel, Phoebe, Ross, Monica e Joey, respectivamente, ao longo dos 10 anos que a série ficou no ar.

Sou Chandler. Faço piadas quando não me sinto à vontade.

Chandler, Episódio 24, Temporada 6.

O livro é divido nas 10 temporadas e fala de alguns episódios (porque são 236 no total e acredito que ficaria um tanto quanto imenso 😂), contando a sua história e tendo uns comentários interessantes sobre cada um. Também vem junto uma frase que marcou cada um desses episódios e que muito deles viraram frases do cotidiano dos fãs.

Ah, pelinha de salmão.

Rachel, Episódio 1, Temporada 6.

Você também vai encontrar um raio-x sobre cada personagem, como foi a escolha do figurino, cenários e a saga da escolha dos atores. Desde correr atrás de nomes já pensados para o personagem a decidir qual seria o ideal (Jennifer Aniston fez teste para ser Monica). Sem contar que tinha atores trabalhando em outros seriados e ficaram meio indecisos se iam aceitar ou não. Imagina desistir de Friends para continuar na série em que estava?

O que eu achei do livro

Friends Forever é muito bem escrito e parece que é um fã que está conversando com você sobre a série (preciso também parabenizar a tradutora Carolina Caires Coelho que tornou essa “conversa” ainda mais fluída e divertida). Eu li as mais de 250 páginas torcendo para que não acabasse porque era muito bom relembrar coisas que marcaram a série.

Eu não quero esquecê-la.

Ross, Episódio 17, Temporada 10.

O design também não ficou atrás. Cada temporada no livro aparece com uma cor diferente e é recheada de fotos de cenas. Toda vez que eu olhava já lembrava do episódio e se aparecesse uma fala de um dos personagens conseguia até escutar a voz.

JOEY NÃO DIVIDE COMIDA!

Joey, Episódio 9, Temporada 10.

Também gostei que veio uma capa com a foto dos personagens e para quem comprasse na pré-venda vinham também um marcador de página, um pôster e adesivos que já foram devidamente colocados em meu notebook para ornar com outras coisas que eu tenho de Friends. Sim, tenho mais coisas de Friends, além do livro.

Acho que a vida de nenhum de nós aqui vai ser como era antes.

Phoebe, Episódio 24, Temporada 1.

Eu, como fã, que já vi os mesmos episódios dezenas de vezes e sei algumas falas de cor, o livro Friends Forever trouxe em suas páginas uma nostalgia boa desse seriado que comecei a ver aos 15 anos e já são quase 23 anos, para mim, de boas histórias e boas lembranças.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *