Jogador Nº1, novo filme de Steven Spilberg: #EuVi

mmPostado por

Essa semana foi a estreia do tão aguardado novo filme de Steven Spilberg, Jogador Nº1. Tive a oportunidade de ver e foi algo bem diferente que eu esperava. Admito que eu achei que seria algo bem Sessão da Tarde mas tanto o roteiro quanto a direção fizeram com que eu ficasse com os olhos grudados na telona.

Jogador Número 1

A história, baseada no livro Ready Player One de Ernest Cline, narra a aventura quase homérica do adolescente Wade Watts em busca das três chaves escondidas no jogo Oasis que proporcionariam ao vencedor um mega tesouro. E coloca MEGA nisso.

Jogador Nº1 - Parzival
foto: imdb.com

Oasis é um jogo de realidade virtual que faz com que você viva como seu avatar escolhido. Lá as pessoas podem ser o que quiserem e viver como quiserem, em lugares fantásticos e divertidos, muito diferentes da realidade de um mundo pobre e sem muitos recursos de 2045. O jogo foi criado pelo excêntrico James Halliday que antes de falecer deixou um aviso: no Oasis estão escondidas 3 chaves e quem as achar primeiro receberá toda a sua fortuna, calculada em meio trilhão de dólares, e se tornará o sócio majoritário de sua empresa e terá completo controle sobre o Oasis.

Jogador Número 1 - Criador James Halliday e Ogden Morrow
foto: imdb.com

Sendo assim todo mundo, de todos os lugares do mundo, não está mais querendo zerar o jogo e sim participar dessa caçada aos easter eggs do Oasis e se tornar o próximo bilionário e dono absoluto do jogo. Wade Watts é uma dessas pessoas e por ser muito fã de Halliday conhece toda sua história e talvez o que ele tenha deixado nas entrelinhas. E foi em uma dessas sacadas de olhar nas entrelinhas que ele consegue a primeira chave.

Jogador Número 1 - Parzival e o High Five
foto: imdb.com

Só que para conseguir as outras chaves ele vai ter que enfrentar muitos obstáculos, incluindo a ganância do empresário Nolan Sorrento que se torna praticamente seu arqui-inimigo e tenta a todo custo descobrir quem é Parzival (personagem criado por Wade no jogo) para impedir que ele encontre as outras duas chaves. Ainda bem que durante essa trajetória ele conta com amigos que fez no jogo e juntos vão tentar driblar o exército criado por Sorrento para encontrar os easter eggs.

Jogador Número 1 - Nolan Sorrento
foto: imdb.com

Jogador Nº1 é também recheado de ícones da cultura pop dos anos 80 e 90, incluindo filmes, video games e música. Parzival, por exemplo, tem em sua vestimenta uma fivela do símbolo dos Thundercats. E a trilha sonora é quase que uma homenagem ao rock dos anos 80, com músicas do Van Harlen, Bruce Springsteen, Twisted Sister, entre outros.

Para mim foi um filme que junta aqueles elementos clássicos do cinema e que você não tem como não se contagiar por eles. A luta da classe dominada sob a dominante, a descoberta do amor e claro, a tradicional jornada do herói que nunca vai sair de moda. Tanto que Parzival é uma brincadeira com o nome Percival um dos Cavaleiros da Távola Redonda de Rei Arthur (que é um dos meus livros favoritos e tem resenha aqui).

O mais legal foi poder ter visto pela tela do IMAX que a UCI proporcionou para a gente. O filme era em 3D, o que fez com que eu não ficasse lá muito feliz porque como eu uso óculos sempre fico meio tonta quando vejo um filme com esse efeito. Mas até que na tela do IMAX não tive muito disso. Não sei se foi pela tecnologia (o projetor tem resolução 4K) ou pela geometria da tela que parece ser mais côncava, mas eles elementos fizeram com que a experiência não tenha sido tão ruim.

Se você quiser assistir a esse filme em 3D e usa óculos, recomendo escolher a tela IMAX. De qualquer forma veja Jogador Nº1 que vale a pena. É um daqueles filmes que você sai empolgado.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *