Os murais de Rafa Mon colorindo o Rio: #EuCurti

mmPostado por

Estou eu sábado de manhã tomando meu café e passando os canais da TV quando vejo no programa É de Casa, da Globo, uma arte de Rafa Mon para a parede de uma residência. Com traços fortes e um colorido de sobra, ela dá forma à uma linda sereia.

Rafa Mon no É de Casa
Clique na imagem para ver o vídeo

Achei o trabalho dela muito bonito e me lembrei que ela esteve em um evento recente do Malha (para quem não conhece esse projeto, tem um post sobre ele no blog) e comecei a pesquisar sobre a artista pela nossa conhecidíssima World Wide Web e achei sua trajetória bem inspiradora.

Rafaela Monteiro é uma mineira que começou a fazer seus desenhos para o mundo da moda, só que aquele bichinho danado chamado sonho ficava aguçando sua cabeça até que resolveu trocar a tela para estampar tecidos pela tela para estampar muros. Desde 2014 vem colorindo o Rio de Janeiro, onde vive há mais de 10 anos, com suas ilustrações.

E não é só muros não. Ela já deixou seu trabalho eternizado no teto da Casa de Cultura Laura Alvim, importante centro cultural localizado em Ipanema, e em alguns ambientes do Parque de Madureira.

Em uma entrevista para o Arte sem Fronteiras, Rafa Mon diz que se deixa levar pelas cores e por seu coração militante na hora de criar. As cores vibrantes e os traços retos e curvos, criando mosaicos, são suas marcas registradas. Sua inspiração vem das pessoas e principalmente da natureza e os artistas que elas mais admira são Jeff Koons, Bansky e Shepard Fairey. Você percebe esse estilo mais contemporâneo em suas obras.

Música também faz parte do seu processo criativo e na hora de pegar o spray artistas como Nina Simone, Belchior e Ney Matogrosso têm lugar cativo em sua playlist.

O que achei mais legal é o que Rafa Mon escreveu em sua biografia no Facebook: “Aos 36 anos, me encontrei”. Para se encontrar ela percorreu um caminho repleto de outras profissões. Ela já foi garçonete, produtora de moda, figurinista, estilista e designer gráfico, até que acreditou que poderia ser uma artista e com coragem, dedicação e muito amor está trilhando esse mundo.

Ainda não tive a oportunidade de esbarrar em uma arte de Rafa Mon mas com certeza vou ficar de olhos bem atentos. Será uma visão incrível. Sabendo agora de sua história será algo bem bonito de se ver e admirar. 🙂

No site de Rafa Mon você confere mais trabalhos do artista.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *