Extraordinário, com Julia Roberts e Owen Wilson: #EuVi

mmPostado por

Extraordinário sem dúvida foi a melhor escolha de título em português para o filme Wonder. Tive a oportunidade de assistir ao longa, com estreia prevista para o dia 07 de dezembro nos cinemas brasileiros, e saí maravilhada com o que vi.

Extraordinário adj

Que não segue o que é usual ou costumeiro.

Que não está programado ou previsto; que não é regular.

Que está muito além do comum; excepcional.

Extraordinário, com Julia Roberts e Owen Wilson
Foto: Dale Robinette.

Inspirado no livro de mesmo nome, do autor R.J. Palacio, Extraordinário conta a história do pequeno August Pullman, mais conhecido como Auggie. Um menino que faz tudo que os outros meninos fazem mas sempre com seu capacete de astronauta a postos. Para ele, seu capacete é como seu escudo que o protege de tudo e todos. Principalmente todos, já que ele nasceu com uma síndrome genética rara que infelizmente deformou seu rosto.

Seus pais Isabel, interpretada por Julia Roberts e Nate, papel de Owen Wilson, acham que está na hora de Auggie conhecer a vida além das paredes de casa e decidem parar de dar aulas para o filho e o matricular em uma escola convencional.

Você vai se sentir sozinho mas você não está.

Nate para Auggie

Essa nova etapa na vida de Auggie será agridoce. Terá que lidar com o preconceito e o bullying de algumas crianças mas encontrará outras que vão mostrar para ele que nem todo mundo rejeita o que é diferente.

Extraordinário, com Julia Roberts e Owen Wilson
Foto: divulgação

Enquanto tudo isso acontece sua irmã, Olivia, mais conhecia como Via, também está enfrentando suas próprias dificuldades. Como Auggie sempre mereceu cuidados extremos desde bebê ela se sente invisível em sua própria casa. Soma isso à saudade que ela sente da avó (que fiquei feliz em ver que é papel da Sonia Braga) que era a única que “a enxergava”.

O filme tem uma proposta interessante ao mostrar como é se sentir rejeitado tanto na visão de Auggie como de Via, que aparentemente é uma pessoa “comum” e sendo assim a vida deveria ser mais fácil.

Preceitos dizem muito sobre nós mesmos.

Que pessoa você quer ser?

Professor de aula durante uma aula

Extraordinário é um filme que pode parecer aqueles estilo Disney com uma mensagem bonita, mas venho aprendendo que inteligência é ler entrelinhas. O roteiro foi feito por Stephen Chbosky, que levou para as telonas A Vantagem de Ser Invisível e A Bela e a Fera, e assim como em A Vantagem de Ser Invisível, Extraordinário trata de um assunto delicado de forma tão delicada quanto mas sem ser açucarado ou fantasioso demais.

Extraordinário, com Julia Roberts e Owen Wilson
Foto: divulgação

Ele é um espelho dos medos e dos preconceitos que temos. O que não é comum pode assustar e querer fazer você não encarar de frente. Mas o que nos incomoda pode ser nosso ponto de partida para uma grande transformação. E isso é algo muito bonito de se ver.

Seus feitos são seus monumentos.

frase escrita na lousa na sala de aula de Auggie

Quando saí da sessão escutei alguém falando que esse vai ser um bom filme para perto do Natal e tenho que concordar com essa pessoa. Em um mundo que tá ficando cada vez mais intolerante às diferenças, um filme que convida a gente a ter um novo olhar para as coisas, especialmente para as pessoas, é algo que vale a pena assistir.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *