Surfar Por Uma Nova Vida e Given: #EuVi

mmPostado por

Dia desses recebi uma notificação no meu celular de um novo documentário disponível no Netflix. Eu que adoro um, fui olhar sua sinopse e não tinha como não assistir. Resurface (que aqui no Brasil recebeu o nome de Surfar Por Uma Nova Vida) tem apenas 27 minutos mas prende você do começo ao fim.

foto: facebook.com/resurfacemovie/

A história gira em torno de Bobby Lane, ex-combatente da Marina durante a guerra do Iraque, que voltou para casa traumatizado com tudo que viu e viveu. Essas sequelas trouxeram consequências graves para sua saúde, através de convulsões. Esse trauma é conhecido como traumatismo cranioencefálico e atinge uma porcentagem significativa de soldados norte-americanos.

O dia a dia de Bobby se tornava cada vez mais difícil. As lembranças da guerra viam em flashbacks e pesadelos que ele tinha constantemente. Com isso se tornou uma pessoa mais reclusa e de pavio muito curto, se exaltando por questões banais. Certa vez, durante uma discussão com sua esposa, sentiu tanta raiva que quebrou uma cadeira e acertou com tanta força a parede que fez um buraco.

foto: facebook.com/resurfacemovie/

Bobby já não aguentava mais viver dessa maneira e decidiu que iria realizar a vontade que sempre teve de surfar e quando chegasse em casa cometeria suicídio. Mas no tempo que passou no mar, algo aconteceu. Algo que transformou Bobby. Ele encontrou serenidade. Lá não tinha os pensamentos ruins. Era paz. Era calmaria. Era como se tudo voltasse a ser como deveria ser.

foto: facebook.com/resurfacemovie/

Um dos grandes responsáveis por isso foi Van Curaza, fundador da ONG Operation Surf, onde Bobby se inscreveu para ter sua primeira/última aula de surf que, para a sua felicidade e de sua família, não foi a última e se tornou uma constante em sua vida. A ONG foi criada justamente para receber ex-soldados e oferecer a eles uma melhor qualidade de vida e uma forma de aprender a lidar com seus medos e principalmente a culpa.

O documentário é uma verdadeira lição de solidariedade, amor, coragem e perdão.

Bônus – Given 

Quando postei no stories do Instagram sobre o documentário anterior uma amiga minha sugeriu que eu assistisse um outro chamado Given. Já começo dizendo: é muito bonito de se ver!

facebook.com/giventhemovie

A história desse filme é voltada para as aventuras de uma família de surfistas ao redor do mundo, narrada pelo filho mais velho do casal, Given, de apenas 6 anos. Tudo começa quando o pai conta para o filho a lenda do maior peixe do mundo e a promessa que eles iriam encontrar esse peixe.

Após sua mãe dar a luz a sua irmã mais nova e esperar para que ela tivesse mais idade para pode viajar, Given, ao lado da família, passa quase 1 ano viajando por lugares incríveis, conhecendo pessoas e histórias interessantes, sem perder o foco principal: encontrar o tal peixe grande.

facebook.com/giventhemovie

Durante esse trajeto eles passam pela Irlanda, Israel, Tailândia, entre outros lugares com paisagens de tirar o folêgo, que tem o mar como parada principal. Aliás, os takes do pai e mãe de Given (sua mãe é surfista profissional também!) pegando ondas são impressionantes!

facebook.com/giventhemovie

Given tira algumas boas lições durante a viagem. Dentre elas vou destacar só três para não dar spoilers:

. Continue em frente, você vai achar o que procura

. Às vezes é bom refazer seus passos para entender o propósito.

. Se você pegar uma estrada e começar a trilhar, você não tem como saber o que encontrar pelo caminho.

Se você quer deixar seu coração mais leve e se encantar com boas histórias e visuais lindos, Surfar Por Uma Vida e Given não podem faltar na sua lista do Netflix. 😉

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *