Orquestra Filarmônica de Goiás: #EuFui

mmPostado por

Com Casé escrevendo sobre música nesse blog eu tenho tido a oportunidade de ir para novos ares musicais que estou ficando surpresa comigo mesma de estar curtindo. Música clássica é uma delas. Confesso que nunca fui de escutar esse estilo, só conhecia mesmo através dos desenhos da Disney e do Pernalonga e Patolino. Mas tive a grata e feliz surpresa de passar uma tarde apreciando uma bela apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás no Teatro Municipal do Rio.

A IV Turnê Nacional contou com a presença do regente Neil Thomson e Cristian Budu, no piano. Neil nasceu em Londres e estudou violino e viola no Royal Academy of Music e regência no Royal College of Music, duas instituições tradicionais e muito respeitadas no Reino Unido.  Atuante em vários lugares, Neil além de dirigir algumas orquestras no Reino Unido já passou por Tóquio, Israel e São Paulo. Atualmente é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de Goiás.

Cristian Budu é brasileiro de origem romena e já é considerado um dos grandes destaques de sua geração. Sua trajetória é impressionante. Já foi convidado para se apresentar em grandes festivais na Suíça, Alemanha, Holanda e EUA. Também já solou em salas de Bucareste, Romênia, Montevidéu, e claro, em solo brasileiro ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobrás Sinfônica, entre outras.

Na apresentação que ocorreu no começo de julho no Teatro Municipal do Rio de Janeiro Neil e Cristian apresentaram composições de Tchaikovsky e J.Brahms. Como eu falei lá no começo você deve conhecer algumas das composições desses grandes artistas graças a quem? Os desenhos animados. Só para se ter uma ideia, no vídeo abaixo está o tema da valsa do desenho da Disney A Bela Adormecida, da composição Waltz, de Tchaikovsky.

De J.Brahms encontrei um episódio de Looney Tunes estrelando o Lobo e os Três Porquinhos (lembram desse conto que o lobo assoprava cada casa de cada porquinho?).

Voltando a Orquestra Filarmônica de Goiás. A apresentação foi sublime. Fiquei encantada com os violinos e as flautas. Me senti em um verdadeiro conto de fadas, faltando só ver a cantoria da princesa acompanhada dos animais da floresta.

É sempre bom você dar oportunidade para conhecer coisas novas. É isso que faz você ter uma bagagem cultural mais rica e boas histórias para contar. E antes que você torça o nariz para a música clássica, lembre do tempo de criança e das boas lembranças que com certeza essas músicas vão trazer. 😉

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *