John Williams: #EuOuvi

Postado por

Acredito que todo o ser humano vivo e com capacidade visual funcionando minimamente bem, tenha alguma ligação, sobretudo emocional, com a sétima arte a.k.a Cinema.

A representação de histórias, ficcionais ou não, através de imagens em movimento e com aspecto estético simulando a realidade, o cinema é uma enorme simulação, capaz de prender a atenção de pessoas de todos os gêneros, idades, religiões e raça.

Não existe uma fórmula de sucesso para que um filme caia no gosto popular e se torne famoso (talvez o diretor de Velozes e Furiosos saiba esse fórmula), porém existe uma série de fatores que influencia de forma positiva ou negativa o resultado final do trabalho.

Escolha da Tema? Importante!
Criação do Roteiro? Muito Importante!
Atores? Importantíssimo!
Fotografia? Importante demais!
Figurino? Importante x2!
Diretor? Ôxi…sem ele nem tem filme!

E essas características acima são importantes, pois juntas tornam aquele que se vê na tela crível. A experiência de assistir a um filme é muito sensorial e existe um motivo para as salas de cinema serem escuras: quanto mais absorto no que se passa na tela e imersivo é o conteúdo, melhor você caracteriza um filme como bom ou não.

Porém, eu estou muito convencido de que esses tópicos que citei anteriormente de nada valem se mais um elemento não for perfeitamente adicionado.

Assiste um minuto desse vídeo abaixo…nem precisa ver ele todo.

Agora dá uma olhada nesse vídeo aqui:

Se ligou? MÚSICA!!!

Essa é a cola que faz com que o filme te faça chorar, gargalhar, subir na cadeira de medo ou se apaixonar por um personagem. Você precisa das trilhas sonoras para que a experiência seja completa!

Do que você lembra quando pensa em ‘O Guarda Costas’, ‘Titanic’ e ‘Família Adams’?

Sem a trilha sonora, ‘Tubarão’ seria só um filme de um peixe grande, ‘Indiana Jones’ um cara que gosta de coisas velhas e ‘Superman’ um maluco que usa cueca por cima das calças. A publicidade também usa música toda hora, seja para você trocar de tênis ou comprar um novo iPod, mas isso eu falo outro dia.

OK, Casé! Entendemos o seu ponto, mas…quem é John Williams?

Mermão…John Williams é um coroa de 85 anos que carrega o título de compositor de trilha sonora mais premiado da história! Depois do Walt Disney ele é a pessoa com mais indicações ao Oscar e já recebeu mais de uma centena de prêmios pelo seu trabalho.  Ahh…Ele está em atividade, e muita, só para constar!

Nascido em Nova Iorque e filho de um percussionista de Jazz, Williams também de destaca enormemente tocando Jazz e com composições eruditas e concertos para fagote, violoncelo, trompete, violino, flauta e trompa.

foto: reprodução

O post de hoje deveria se chamar #EuVenhoOuvindo, pois o trabalho dele é tão extenso que certamente você escuta suas músicas desde quando nasceu até hoje, assim como eu.

Abaixo colocarei alguns links só para você ficar com aquela cara de:
Ihhh…Ele fez isso? Fez essa aqui também? Mas gente…Esse homem é demais! 

Todos os filmes da saga Harry Potter, Star Wars, Indiana Jones, Tubarão e mais uma porção de coisa passou pela mão desse gênio. Tudo trilha sonora instrumental, nem vem com essa que você não curte música clássica, é lindo de se ouvir.

E sabe qual é o mais mágico disso tudo? Você nem precisaria ler o nome do vídeo ou olhar uma imagem para saber de qual filme é a trilha. A lembrança é imediata!

Star Wars:  Império Contra Ataca (1980)

E.T o Extraterrestre (1982)

Esqueceram de Mim (1990)

Lista de Schindler (1993)

Resgate do Soldado Ryan (1999)

Harry Potter: A Pedra Filosofal (2001)

As Aventuras de Tintim (2012)

E aqui rola o meu TOP 5:

 Filme que mais fez criança se estatelar no chão e certamente melhor época para se vender redes de segurança para as janelas. Essa é minha música nº1 e nada vai tirar esse trono! Poderoso Chefão chega perto, mas só perto mesmo!

2º Não dá pra ser vilão se você não tem uma música dessas aqui, que me desculpe o Pirata Alma Negra, Coringa, Gargamel e a Bruxa do Oeste. (Os maiores vilões que já existiram)

3º Se você foi adolescente e não ficou de boca aberta com esse filme e nem vibrou quando o T-Rex aparece no final quebrando tudo, creio que você tem sérios problemas. (Todo mundo só foi ao cinema ver o Tiranossauro Rex comer gente.)

4º Harrison Ford sempre teve minha admiração por interpretar Indiana Jones e torná-lo a versão John McClane da fauna com conhecimento sobre civilizações mortas. (Vai rolar em 2020 Indiana Jones 5 e a trilha será feita por você sabe quem)

5º Não conheço ninguém, criança ou adulto, que conheça essa música e tenha coragem de ficar nadando na piscina sozinho! NIN-GUÉM! E a culpa é toda desse filme aqui.

Existe pouca gente nessa condição de mestre que John Williams atingiu e a gente fica na expectativa sobre qual será a próxima música que ele vai tatuar nas nossas cabeças e nossos corações para o resto da vida.

E se você ficou pilhado fica aqui mais um link com um compilado de músicas do cara:

E que a força esteja com vocês!

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *