Christoph Niemann e seu Sunday Sketches: #EuCurti

mmPostado por

Há algumas semanas que assisti pela primeira vez “Abstract – The Art of Design”, no Netflix,  e gostei. Eu sempre fui fascinada por todo o processo de levar uma ideia que estava dentro da nossa cabeça para algo tangível. O primeiro episódio conta justamente sobre a jornada de criação do ilustrador Christoph Niemann. Ele já foi e continua sendo responsável por algumas capas incríveis do New Yorker e é a pessoa por traz do projeto Sunday Sketches, que eu achei sensacional.

No documentário Niemann fala sobre como ele faz, segundo ele próprio, para contar uma história esteticamente. O ilustrador disse que seu objetivo é falar a linguagem visual como um pianista fala a linguagem do piano. Para isso ele acrescenta que tudo que acontece entre 9h e 18h é essencial. Mas algumas coisas tem que ser vistas fora da sua área de trabalho.

Para Niemann inspiração aparece durante o período de trabalho. Ficar esperando uma boa ideia aparecer como mágica é uma expectativa frustrante. É preciso criar uma situação para que algo surja. Até porque, segundo ele próprio, o estilo é baseado na cultura e em suas experiências.

Ele lembrou, no documentário, que todo trabalho bom que ele já fez o levou a passar por estágios de frustração e mal humor. Se ele consegue executar algo logo de cara, começa a suspeitar que não foi algo bom. Talvez seja  por sua característica perfeccionista mas é algo a se pensar. A maioria das grandes realizações surgem a custa de muito trabalho. MUITO com letra BEM MAÍSCULA, rs.

Instagram Christoph Niemann

Durante o filme ele mostrou um projeto de realidade virtual que ele estava trabalhando para o New Yorker, que tivesse que representar Nova York. Depois de MUITO, MUITO, MUITO pensar, planejar, rabiscar, montar ideias em suas peças de LEGO (ele costuma fazer isso) chegou a uma ideia bem interessante: um passeio de metrô por toda a cidade através da capa da revista. Era só posicionar o tablet ou o smartphone que você via a arte ganhando ação.

Mas o projeto que gostei mesmo foi o Sunday Sketches. Toda segunda ele posta em seu Instagram uma ilustração com uma peça que a princípio não tem nada a ver com o desenho em si. É para sair da caixa mesmo, do lugar comum. O resultado é incrível, além de ser um ótimo exercício.

Instagram Christoph Niemann

Fica então a dica: assista Abstract – The Art of Design e se inspire com essas pessoas tão criativas. Você vai descobrir que a criatividade existe em todos nós. Basta só ouvi-la e dar a ela uma chance. 😉

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão com *