#EuVi: Hip Hop Evolution

mmPostado por

Como toda pessoa fã de histórias, adoro descobrir como tudo começa. Passando pelo Netflix dias atrás encontrei um documentário bem interessante chamado Hip Hop Evolution.

hiphop-evolurion
imagem: YouTube

O documentário, divido em 4 episódios, e guiada pelo rapper canadense Shad, vai narrando a trajetória desse estilo musical que do Bronx, nos EUA, ganhou o mundo. Tudo começa lá nos anos 70, através das festas lendárias do DJ Kool Herc, que muitos consideram pai do hip hop. Sua técnica e estilo de isolar a parte instrumental do disco e criar novos breaks, começa a chamar a atenção e ganhar novos seguidores e adeptos a desbravar esse novo ritmo.

A partir daí figuras ilustres  desse movimento como Afrika Bambaataa, DJ Grandmaster Flash e The Furious Five se tornaram importantes porta-vozes, disseminando a música e a cultura hip hop.

O DJ Grandmaster Flash foi também um dos grandes precursores de um estilo de discotecar que fez toda a diferença para o estilo do hip hop: o scratch.

Depois de tentar várias coisas diferentes, ele resolveu colocar os dedos no vinil. Percebendo que tinha total controle no tempo e no ritmo, para achar o break mais rápido começou a marcar o disco com giz de cera e assim não precisaria tocar na agulha. O resto é história.

Outro fato que ajudou a espalhar o hip hop foram as batalhas épicas feitas entre grandes grupos a exemplo de The Cold Crush Brother e The Fantastic Five.

Para quem é fã de hip hop, ou não, vale a pena assistir a esse documentário. Ainda estou no segundo episódio mas muito curiosa em assistir aos outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *